Os livros devem ser lidos?
Você pode ter estranhado a pergunta do título, mas ela não é uma brincadeira. A verdade é que nem todos os livros existem para ser lidos integralmente.
Alguns livros servem para ser consultados; outros, folheados com atenção. Determinados livros são editados simplesmente para nos lembrar de um ideal, ou para mantê-lo aceso.
Ou seja: nem todos os livros precisam ser lidos de capa a capa.
É comum que a informação de que você precisa – e é capaz de assimilar em determinado momento – esteja em uma das páginas iniciais (ou nas últimas). Porém, a habilidade de encontrá-la num livro de trezentas páginas pressupõe que você tenha verdadeira intimidade com os livros.
O que acabo de dizer serve como conclusão: para ser capaz de extrair, em poucos minutos, o que o livro tem a lhe oferecer é preciso que você, antes disso, tenha lido e verdadeiramente assimilado centenas de bons livros – porque a intimidade vem com o longo convívio.
Fato, tinha uma visão romântica que todos os livros devem ser devorados. Porém existem vários casos que não há necessidade de criar tanta intimidade com alguns livros.