O programa, o método e o cronograma das Expedições Literárias
As Expedições Literárias farão uso da seleção de livros que o prof. José Monir Nasser, falecido há poucos anos, fez para suas Expedições pelo mundo da Cultura, que ele conduziu em algumas cidades brasileiras (São Paulo, Curitiba etc).
Que livros compõem a nossa lista?
Vejamos. Dos cem livros, 78 são de ficção. Dos 78, 43 são de prosa ficcional (romances, novelas etc); 24 são de teatro, dos quais oito são de Shakespeare; e onze são de poesia (poesia épica e poesia lírica).
Dos 22 livros de não-ficção, 17 são ensaios ou livros filosóficos (dos quais cinco são de Platão). Os outros cinco são textos de caráter religioso (dois textos sagrados, dois de Santo Agostinho e um de Chesterton).
Você pode perceber que a lista é bem heterogênea.
Que método seguiremos?
Em cada encontro, falaremos sobre a vida do autor e o contexto de sua obra, faremos uma breve introdução à leitura do livro, abordaremos o tema (se o livro do mês for expositivo) ou o enredo (se se tratar de literatura de ficção), os elementos do livro e as principais interpretações e chaves de leitura. Por fim, trataremos do reflexo do livro na cultura e no seio da crítica literária.
Nosso cronograma será o seguinte.
- Chamada e aquecimento, do dia 1º ao dia 10 do mês: farei pequenos comentários introdutórios no nosso Instagram e no nosso Facebook. Será a oportunidade de você comprar o livro indicado e começar a se aquecer.
- Primeira abordagem da obra, do dia 11 ao dia 15: postarei no Portal Travessias dois ou três vídeos e, eventualmente, outros materiais diversificados (textos, quadros, músicas etc). O objetivo aqui é que você faça a leitura inspecional do livro do mês e comece a lê-lo. É o momento em que você também pode começar a participar ativamente das discussões a respeito da obra, no nosso grupo de estudos.
- Maratona de leitura, do dia 16 ao dia 25: serão os dez dias mais importantes do mês. Neles postarei um vídeo a cada dois dias (ao todo, entre cinco e sete vídeos), estimulando a leitura do livro através de comentários que buscarão seguir, sempre que possível, a sequência do próprio livro.
- Conclusão, do dia 26 ao dia 30: fecharei o mês com um encontro ao vivo ou um vídeo de maior duração, com comentários finais a respeito da obra e respostas às questões eventualmente lançadas pelos alunos.
Nossos encontros serão ricos se houver a confluência de três forças: 1) O esforço do professor em transmitir a sua própria experiência de leitura, baseada naquilo que a obra tem efetivamente a oferecer; 2) O esforço de leitura, a ser feito pelo próprio aluno com base nos comentários; e 3) A interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos, trocando suas impressões a respeito da leitura.
Orientações gerais:
- Você pode assistir aos vídeos na ordem que preferir. É claro que a ordem das postagens tem alguma razão de ser, mas eu prefiro que você acesse os vídeos pelos quais esteja mortalmente interessado do que seguir burocraticamente a sequência oficial.
- A ordem da lista de cem livros será seguida à risca, mas não faz mal que você, ocasionalmente, entre no meio do programa e comece a ler as obras no ponto em que embarcou. Nesse caso, você pode querer tirar o atraso lendo as obras anteriores quando tiver disponibilidade. O mesmo pode ser dito daqueles que, por qualquer motivo, tiverem de suspender o acompanhamento das Expedições por um tempo. Todo o material ficará disponível para quando você retornar.
- No nosso programa não há provas e avaliações, mas para o melhor proveito de suas leituras pode ser interessante que você converse sobre sua experiência com alguém – de preferência com alguém que esteja lendo ou já tenha lido o livro do mês. Essa é, aliás, a razão da existência de nosso grupo de estudos.
Boas leituras!
Respostas