Listas dos melhores livros

Cultivar listas de livros, desde que não se torne um fetiche nem nos paralise, é uma boa maneira de se orientar em meio à infinidade de títulos escritos, copiados ou impressos nos últimos dois mil e quinhentos anos.

Já que poucos exercem aquela que, segundo José Ortega y Gasset, é “a forma de caridade mais própria de nosso tempo: não publicar livros supérfluos”, é preciso saber caminhar ileso — se possível em estado de graça — entre os tantos pecados, veniais e mortais, cometidos pelos escritores e pelas editoras.

Eis oito listas pelas quais costumo me orientar.

Related Articles

Respostas

  1. Não se acanhe, Mário Sérgio. Você não incomoda de maneira alguma. Não conhecia essa coleção que você menciona. As informações que você traz só nos comprovam uma coisa: mesmo com todas as dificuldades que enfrentávamos em meados do século XX, o Brasil era, culturalmente, mais rico que hoje. Precisamos resgatar essa riqueza!

  2. Olá Bruno, você tem absoluta razão, temos de resgatar a cultura nesse país. Posto que estas listas sejam discutíveis, podem nos ser de grande ajuda na escolha de obras para ampliarmos nosso conhecimento.

    Dentre as famosas listas de melhores livros, duas delas saíram, não me lembro as datas, na Folha de São Paulo: uma contendo os 100 melhores livros de ficção do século XX e a outra os 100 melhores livro de não ficção do século XX.

    Seguem os links com as duas listagens:

    https://diariograsiela.wordpress.com/2007/09/24/os-100-melhores-livros-da-literatura-universal-segundo-a-folha-de-sao-paulo/

    http://www.brasilnews.com.br/arquivo/variedades/noticias/reslivros.htm

    Com essas listagens, em cada uma delas, foram relacionadas também 30 obras de ficção e 30 de não ficção de autores brasileiros. As listagens acima não indicam quais seriam essas obras. Tenho aqui comigo essa relação. Assim que tiver um tempinho vou relacioná-las e te mando.

    Pode me mandar um email para eu enviar a lista para você: [email protected]

    Abraços

    Mário Sérgio